sábado, 21 de abril de 2012

Incomode-se

"Não há nada que nos dê mais segurança emocional do que não “precisar” dos outros, e sim contar com os outros para aquilo em que eles são insubstituíveis: companhia, sexo, risadas, amizade, conforto.
Se ainda não atingiu esse estágio, suba num cavalo imaginário e dê seu grito do Ipiranga.
Ficar amarrado à vida alheia faz você viver menos a sua.
Nada de se fazer de desentendida só para não se incomodar.
Incomode-se.
Dependência é morte."
Martha Medeiros (Coisas da Vida)


Como vocês podem ter percebido, Martha Medeiros está presente novamente.
Sempre ouvi falar da Martha, mas conheci melhor através do Skoob (rede social de literatura) e também por minha nova amiga Léia que sempre comenta aqui no blog e é super fã dela. Como sou doida por livros, essa semana acabei comprando meus dois primeiros livros da Martha: "Doidas e Santas" e "Feliz por Nada". Estou ansiosa para começar a ler.
Martha expressa os fatos da vida com uma simplicidade e sabedoria que me chamaram muita atenção.

O trecho que escolhi hoje é simplesmente maravilhoso e como sempre me fez refletir. Acho que já fui dependente algum dia, mas hoje fico feliz em perceber que sou uma pessoa bem diferente. Posso dizer que sou independente.
O que acontece comigo pelo menos é que: posso ser independente, mas se outras pessoas tem alguma dependência em relação a mim, elas acabam esperando atitudes demais, acabam me cobrando sempre e nunca estão satisfeitas. Isso sempre acaba desgastando as relações, porque você já sabe que tem sempre alguém esperando que você aja de tal maneira. Como somos imperfeitos, nem sempre conseguimos fazer tudo certo por nós mesmos e quem dirá para os outros. Já é suficientemente ruim lidar com nossas falhas e imperfeições, fica ainda mais dificil lidar com a insatisfação dos outros em relação a nós.
Quando digo que sou independente é no sentido do trecho da Martha, ou seja, em vez de "precisar", eu "conto" com as pessoas!

Um comentário:

  1. Oi!
    Descobri o seu blog lá pelo Skoob. Também tenho um, nada literário, hehehe!
    Gostei do seu cantinho.
    Também adoro a Martha Medeiros e já li esses dois livros que você comprou. São ótimos!
    Boa semana!
    Bejus

    ResponderExcluir